segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Red, Gold & Green

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket



então... não poderia falar de outra coisa agora que não fosse Hugh Mundell.

Mundell, que também atende pelo nome de Jah Levi, foi um cantor jamaicano que gravou seus poucos discos no fim dos anos 70 pro começo dos 80. Foram os de carreira Africa must be Free by 1983 (e versão dub), com produção de ninguém menos que Augustus Pablo, de 78; Time and Place e Jah Fire em 80; Mundell em 82 e Arise de 83, seu último play. Ele foi assassinado neste mesmo ano em Kingston por razões por mim ainda desconhecidas =/

O álbum em questão aqui é o Mundell... Há tempos que estou querendo dar meu "parecer" pra ele. Tenho ouvido todos os dias pelo menos 3 vezes. E sabe porque? Pq ele é inteiramente hipnótico!!! o disco todo parece ser uma faixa única, uma complementa a outra, uma continuação. Eu digo uma continuação pois, como já se sabe, o reggae não é exatamente um mar de variação harmônica: são dois, três acorde no máximo! Hugh ainda escolhe praticamente as mesmas tonalidades pros sons. E é aí que está o caráter hipnótico! Confesso até que tenho uma certa fascinação pela repetição de refrões e versos. Uma pena que a voz dele já não é mais a mesma do álbum de estréia, Africa must be Free by 1983, quando tinha 16, e foi o adolescente responsável por um dos melhores discos de Roots destes tempos, juntamente com o mestre Augustus.


Bem, mas voltemos ao assunto: Hugh agora adota novo produtor, Junjo, que também assina vários discos do Barrington Levi, inclusive o English Man.


O primeiro som já é pedrada. Logo na intro de metais já é possível detectar o caráter hit da música Jacqueline, que, numa pegada romântica, mostra que Mundell virou homem, perdeu a voz de garotinha e já pode até flertar (!). Continua com Rasta Have The Handle, ótima construção melódica a base de chiclete grudento e discurso rasta. Eba!!!


Going Places é dub refinado que dialoga perfeitamente com a voz. Destaque pra Red Gold & Green e 24 hours a Day, pegada reggae pop sem machucar ouvidos, óbvio.


Então retomando a sessão hipnose, Tell I a lie representa bem o que tento lhes dizer, juntamente com a maravilhosa Your face is Familiar, que fecha com chave de ouro, timbres não antes explorados de órgão e guitarra, Augustus pedrerando a dubilização na medida e voz bem trabalhada de Hugh Mundell! Tem lugar no meu coração!



Quer entender tudo isso?? Então toma:

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Africa must be Free by 1983

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Africa must be Free by 1983 Dubs


Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket

Mundell

=D

Um comentário:

Felipe Yung disse...

ta foda.


tambem nao consigo parar de ouvir.


I n' I listen to tha mundell voice

mundo de mundell eh pesado.